top of page
  • Foto do escritorMarketing FVA

Turma de Mestrado da Universidade La Salle inicia as atividades em Araranguá

Atualizado: 14 de mai. de 2022

Parceria interinstitucional com a FVA é pioneira na oferta de pós-graduação stricto sensu na região da AMESC


Na noite da última Quinta-feira (12), a FVA - Faculdade do Vale do Araranguá foi sede da Aula Inaugural da turma de Mestrado em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle - Polo Araranguá. O programa de pós graduação, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Cleusa Maria Gomes Graebin, está sendo ofertado na instituição araranguaense na modalidade turma fora de sede, autorizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com atividades presenciais - iniciativa inédita na região.


A primeira interação entre discentes e professores foi transmitida globalmente pelo canal da Universidade La Salle no Youtube, e contou com palestra magna da Prof.ª Dr.ª Tamára Cecilia Karawejczyk Telles e da Prof.ª Dr.ª Rosa Fátima de Souza-Chaloba, que discorreram sobre as temáticas da “Memória, Tempo e Espaço” e da “História da Cultura Material Escolar”, respectivamente.

Também participaram, de forma remota, o vice-reitor da Universidade La Salle, o Prof. Dr. Ir. Cledes Antônio Casagrande, a Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto sensu, Prof.ª Dr.ª Patrícia Kayser Vargas Mangan e o professor titular do PPG-MBSC, Prof. Dr. Artur Cesar Isaia - juntamente com a presença in loco do Gestor do Polo Araranguá da Unilasalle, Sr. Giancarlo Rizzi, dos Tutores da Graduação EaD, Prof. Felipe Irineu e Prof.ª Me. Elisângela de Freitas Veloso e do Coordenador de Ensino e Pesquisa da Faculdade do Vale do Araranguá, Prof. Dr. Robson Pacheco.


Memória, pesquisa e ação propositiva


Composta prioritariamente por docentes da rede pública de Ensino de toda a região da AMESC, esta primeira turma de pós-graduação Stricto sensu em Araranguá terá o compromisso de transformar a realidade local através de seus projetos de pesquisa que, em consonância com as premissas do programa, devem oferecer ações propositivas, que impactarão positivamente a dinâmica da Educação regional. Segundo o vice-reitor, Ir. Cledes Casagrande, este início de atividades do Mestrado caracteriza a celebração do conhecimento e da ciência: “apesar dos desafios e restrições que os reflexos da pandemia ainda nos impõem, a construção do conhecimento científico não deve estagnar; acreditamos que somente através da solidariedade e auxílio mútuo conseguiremos avançar em nosso país e no mundo”.

Para a Prof.ª Dr.ª Tamára Telles, uma das palestrantes da noite, “a construção e a assimilação da memória é um processo indissociável do tempo e do espaço, um conceito mutável e polissêmico que transpassa disciplinas e áreas do conhecimento. A investigação da memória é um campo extremamente amplo que, dentre muitas possibilidades, nos auxilia a compreender as identidades individuais e coletivas e a materializar o imaterial”. “A pós-graduação Stricto sensu, em nível de Mestrado, é um ponto de ruptura extremamente importante - é aqui que, academicamente, passamos a pensar por nós mesmos; no Mestrado, nos tornamos verdadeiramente pesquisadores”, complementa.


As atividades do mestrado seguiram durante a sexta-feira (13) e o sábado (14), com práticas letivas e de pesquisa coordenadas pela Prof.ª Dr.ª Rute Ferreira.


Bolsas de 40% de desconto


O curso de mestrado está com edital de seleção aberto para 12 (doze) vagas complementares, com bolsas de 40% de desconto nos encargos educacionais e prazo de inscrições até o próximo dia 19 de Maio.


Mais informações através do telefone 48 3527.0130, pelo canal direto do WhatsApp 48 9 8833.3560 ou presencialmente, junto da Secretaria da instituição - na Av. Getúlio Vargas 415, Centro, de Segunda a Sexta-feira, das 09h às 18h.



Fonte: Comunicação FVA e UniLaSalle Araranguá

187 visualizações0 comentário
bottom of page