Bacharelado em
Educação
física
Os profissionais bacharéis em Educação Física têm a possibilidade de atuar em uma grande variedade de espaços de saúde, bem-estar e centros esportivos - estando aptos a construir carreira na área através de uma formação sólida e reconhecida com Conceito 4 pelo Ministério da Educação (MEC)
Educação Física Bacharelado
Missão
Promover formação profissional de excelência de bacharéis em Educação Física, desenvolvendo competências e habilidades necessárias para uma intervenção inovadora, crítica, reflexiva, criativa, autônoma, ética e sustentável em seus diversos campos de atuação, fundamentados no rigor científico e na reflexão filosófica, visando a transformação social.
Objetivo Geral
Formar Bacharéis em Educação Física críticos-reflexivos, competentes e criativos para intervir de forma inovadora, autônoma, ética e sustentável em seus diversos campos de atuação, fundamentados no rigor científico e na reflexão filosófica, visando a transformação social.
Objetivos Específicos
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Promover uma formação em Educação Física inovadora e com qualidade, pautada na ciência e na reflexão filosófica.
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Desenvolver um ensino crítico, reflexivo e criativo.
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Estimular a realização de experimentos e/ou projetos de pesquisa socializando o conhecimento produzido.
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Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.
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Capacitar os profissionais para intervir, acadêmica e profissionalmente, utilizando como meio a cultura corporal do movimento, visando à formação, a ampliação e o enriquecimento cultural da sociedade.
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Oferecer subsídios para o planejamento, a organização, execução e avaliação de projetos de atividades físicas, recreativas e esportivas, tendo em vista a adoção de um estilo de vida ativo e saudável por parte da comunidade.
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Garantir a aquisição de conhecimentos (procedimentais, conceituais e atitudinais) que permitam atuação na orientação, planejamento, execução e avaliação das diversas manifestações da cultura corporal do movimento.
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Valorizar as dimensões sociais, éticas e humanistas, desenvolvendo no acadêmico, atitude e valores orientados para a cidadania;
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Possibilitar uma formação acadêmica com atenção à educação em saúde, por meio do desenvolvimento de ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde tanto em nível individual quanto coletivo, de forma integrada e contínua em uma perspectiva multidisciplinar.
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Garantir o aprendizado do acadêmico das competências de pesquisar, conhecer, compreender, analisar e avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente atendendo assim as especificidades regionais de saúde, esporte e lazer mediante intervenções planejadas estrategicamente em níveis de prevenção e promoção da saúde e lazer;
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Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas portadoras de deficiência, de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, ensinar, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas, recreativas e esportivas nas perspectivas da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer e de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.
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Incentivar o senso de liderança, clareza e objetividade de comunicação verbal e não verbal, na práxis profissional.
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Estimular a utilização de recursos técnicos científicos para a atuação profissional nos diversos campos da cultura corporal do movimento, na gestão do esporte e de empreendimentos ligados à atividade física.
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Desenvolver no acadêmico a capacidade avaliativa habitual, seja, diagnóstica, nos resultados da sua prática ou na auto avaliação, visando o direcionamento ou redirecionamento do seu planejamento.
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Possibilitar a formação de profissionais capazes de intervir como agentes de transformação social na saúde coletiva, por intermédio da cultura corporal do movimento.
Perfil do Egresso
Os Bacharéis em Educação Física devem ser formados para atuar de forma autônoma, ética, sustentável, crítica e reflexiva, competente e criativa em seus diversos campos de atuação, fundamentados no rigor científico e na reflexão filosófica, visando a transformação social. Faz parte dessa formação profissional a experiência investigativa, bem como, de reflexão acerca de aspectos políticos e culturais da ação profissional. Para o desenvolvimento deste perfil profissional, o Curso oferecerá possibilidades de apropriação de conhecimentos por meio do Ensino, Pesquisa e Extensão, permitindo ao Bacharel articular os saberes que definem sua identidade profissional a partir de uma atitude crítico-reflexiva. O Curso de Bacharelado em Educação Física da FVA proporcionará ao Egresso de seu Curso as competências e as habilidades que atendam o perfil proposto pela Resolução CNE n° 7/2004. O documento orienta que o Curso deverá assegurar uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, qualificadora da intervenção acadêmico-profissional, fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética. Segundo a resolução, são competências e habilidades:
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Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática;
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Pesquisar, conhecer, compreender, analisar, avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões do movimento humano, tematizadas, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, visando a formação, a ampliação e enriquecimento cultural da sociedade para aumentar as possibilidade de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável;
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Intervir acadêmica e profissionalmente de forma deliberada, adequada e eticamente balizada nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas;
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Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros;
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Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas portadoras de deficiência, de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, ensinar, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas, recreativas e esportivas nas perspectivas da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer e de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas;
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Conhecer, dominar, produzir, selecionar, e avaliar os efeitos da aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a produção e a intervenção acadêmico-profissional em Educação Física nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas;
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Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional;
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Utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação de forma a ampliar e diversificar as formas de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.
Diferenciais
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O corpo docente é formato por Doutores, Mestres e Especialistas. São profissionais com experiência na área de atuação, jovens e com idéias inovadores levando aos acadêmicos o conhecimento para se tornarem os melhores profissionais. Tudo isso aliado ao comprometimento com a Educação Física, estando sempre atualizados frente às técnicas aplicadas no campo da Atividade física e Saúde. Além da Formação e Experiência de nossos professores, encontramos entre o corpo docente:
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Técnicos de atletas e equipes esportivas campeãs estaduais e nacionais;
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Professores de cursos de qualificação profissional em academias, congressos, seminários;
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Árbitros de modalidades esportivas a nível nacional;
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Atletas e ex-atletas de nível nacional e internacional em diversas modalidades esportivas;
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Professores em outras instituições públicas;
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Orientadores de trabalhos científicos.
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Além disso, o Curso oportuniza visitas técnicas a grandes centros de atividade física da Região, a eventos voltados ao desporto de alto rendimento, a centros especializados em avaliação e prescrição de exercícios, congressos e seminários da área, entre outras oportunidades.
Âmbito Profissional
A Educação Física é uma área de conhecimento e de intervenção acadêmico-profissional que tem como objeto de estudo e de aplicação o movimento humano, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, nas perspectivas da prevenção de problemas de agravo da saúde, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e da reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.
De acordo com o Parecer CNE/CES 0058/2004, regulamentado pela Resolução CNE/CES nº 7, de 31 de março de 2004, os profissionais Bacharéis em Educação Física estão habilitados para atuarem no âmbito não escolar, podendo desenvolver atividades em academias (Musculação e ginásticas), Clubes Sociais e Hotéis (recreacionistas e orientadores físicos), Clubes Esportivos (técnicos e preparadores físicos), Personal Trainner, Professor (a) de escolinha esportiva, Indústrias e empresas (ginástica e atividades de lazer esportivo), Condomínios, Hospitais, Clínicas e Unidades básicas de saúde.