Comissão Própria de Avaliação - CPA
A Comissão Própria de Avaliação - CPA da Faculdade do Vale do Araranguá refere-se ao órgão colegiado responsável pelo processo de autoavaliação da instituição. Designada por portaria da Direção Geral e Reitoria e constituída mediante regimento próprio, a CPA atende aos requisitos da Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004 e zela pela sistematização do Planejamento Estratégico Institucional, coordenando o processo diagnóstico dos principais problemas enfrentados pela IES.
Dentro da estrutura organizacional da FVA, a Comissão Própria de Avaliação coloca-se como instância autônoma e transversal ao processo acadêmico, estando isenta da colocação hierárquica dos demais órgãos e setores; entende-se que o caráter imparcial e dialógico da CPA deva ser o de uma vigilância permanente, fiscalizando ações e mediando as demandas internas e externas da instituição.
Sua composição, de acordo com regulamentação própria, seguirá a ordem de:
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01 (um) representante do corpo funcional geral, escolhido em assembleia para a presidência da CPA;
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01 (um) representante do corpo docente, sugerido pelos Colegiados dos cursos da IES;
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01 (um) representante do corpo técnico-administrativo, sugerido pelos colaboradores da IES;
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01 (um) representante do corpo discente, indicado pelos acadêmicos por meio da representação estudantil na IES;
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01 (um) representante dos egressos da instituição;
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01 (um) representante da sociedade civil.
É efetivo também que, pelo caráter de suas atribuições, a CPA tenha visibilidade e transparência, com adequado suporte operacional da IES às suas atividades e total autonomia nos processos avaliativos, diagnósticos e propositivos que coordena e institui. Ressalta-se, no entanto, que cabe unicamente às instâncias superiores da IES a efetiva definição e implementação das políticas acadêmicas sugeridas ao final do ciclo de Autoavaliação - mediante os relatórios, pareceres e eventuais recomendações redigidas pela Comissão.
No âmbito da Faculdade do Vale do Araranguá e de sua comunidade externa, a CPA orienta-se sob os princípios fundamentais de promoção da qualidade no Ensino Superior, promulgados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) como norteadores de suas práticas avaliativas; tais princípios consideram, dentre outros, o respeito à identidade e diversidade institucional, a transparência e legitimidade dos processos e sua globalidade e continuidade - aspectos que permitem a construção de indicadores verdadeiramente relevantes e com potencial de impulsionar mudanças significativas.
Por meio de um projeto de Autoavaliação robusto e estruturado, a Comissão Própria de Avaliação busca não apenas mensurar o desempenho institucional, mas questionar de forma qualitativa os conhecimentos, habilidades e valores que a FVA deve promover junto aos acadêmicos - habilitando-os como profissionais e indivíduos capazes de atender às necessidades de sua comunidade e da sociedade em geral.
Objetivos de avaliação
São objetivos da Comissão Própria de Avaliação - CPA:
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Estruturar o processo de Autoavaliação Institucional em consonância à Lei nº 10.861/2004 e demais diretrizes relacionadas, estabelecendo-o como um instrumento de política educacional que promova a qualidade, participação e ética no ensino superior. Deve-se respeitar a diversidade institucional e regional, adaptando as práticas avaliativas às particularidades locais e seguindo o dimensionamento estabelecido pelo SINAES;
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Implementar a Autoavaliação como um processo permanente de análise crítica e debate sobre o projeto institucional, considerando o contexto sociopolítico, econômico e cultural visando o aprimoramento constante das práticas pedagógicas, administrativas e gerenciais, garantindo uma melhoria contínua das ações institucionais;
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Fortalecer a representatividade dos órgãos gestores e colegiados na dinâmica acadêmica, utilizando os dados obtidos pela CPA na identificação de fragilidades e potencialidades institucionais, fornecendo subsídios sólidos para decisões gerenciais e estratégicas;
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Consolidar uma cultura institucional onde a Autoavaliação seja um espaço de reflexão, transformação e mudança das práticas pedagógicas, administrativas e gerenciais, contribuindo para o fortalecimento das políticas acadêmicas e de gestão.
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Impulsionar a construção de uma cultura avaliativa que promova reflexões críticas e emancipatórias sobre as finalidades e propósitos da Faculdade do Vale do Araranguá, impulsionando a inovação e o desenvolvimento de suas ações estratégicas e a constante evolução institucional;
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Estabelecer parâmetros para a organização e divulgação de informações relativas à Autoavaliação Institucional, tanto no processo de sensibilização dos participantes quanto na comunicação de seus resultados - assegurando que todos tenham acesso e compreendam sua relevância para a revisão e aprimoramento das políticas e práticas da FVA;
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Desenvolver estratégias de marketing e comunicação para divulgar projetos e informações relevantes às comunidades interna e externa, fomentando a inovação, a participação e o engajamento, fortalecendo o vínculo entre a Faculdade do Vale do Araranguá e a sociedade.
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Utilizar os resultados da Autoavaliação para desenvolver estratégias que integrem as dimensões de Ensino, Pesquisa e Extensão, aprimorando continuamente as práticas institucionais e reforçando o impacto da Faculdade do Vale do Araranguá na comunidade acadêmica e na sociedade;
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Transformar o processo de Autoavaliação Institucional em uma meta-avaliação, ou seja, uma análise crítica do próprio procedimento avaliativo. Essa prática permitirá o monitoramento contínuo da qualidade e consistência das atividades, assegurando maior rigor metodológico e eficácia nos resultados.
Objetivos de avaliação
A metodologia adotada pela CPA para a Autoavaliação Institucional fundamenta-se em uma abordagem dialética, que parte da análise da realidade concreta da IES para refletir criticamente sobre suas contradições e desafios; esta abordagem visa promover transformações sustentáveis, organizando um processo coletivo para construção do verdadeiro conhecimento institucional. De acordo com as diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, os processos de avaliativos das instituições de Ensino Superior devem contemplar fases interdependentes que, embora possuam características distintas, são complementares entre si: a sensibilização da comunidade acadêmica, a avaliação interna, a avaliação externa e a validação formam uma sistemática lógica, que congrega os diferentes escopos e agentes da dinâmica social e acadêmica.
Na Faculdade do Vale do Araranguá, a Autoavaliação Institucional seguirá as seguintes etapas, em conformidade com o SINAES e demais instrumentos normativos:
DIAGNÓSTICO E PLANEJAMENTO: Envolve a definição clara de objetivos, estratégias, metodologia, recursos e o cronograma das ações avaliativas. Essa etapa, realizada em diálogo com a comunidade acadêmica, deve considerar as características institucionais, as particularidades regionais e demais experiências avaliativas prévias;
SENSIBILIZAÇÃO: Tem por objetivo engajar a comunidade acadêmica no processo de construção da proposta avaliativa, através de ações de conscientização como reuniões, palestras, seminários, divulgação de materiais digitais e impressos e outras iniciativas;
APLICAÇÃO: Refere-se à execução efetiva dos procedimentos de avaliação, segundo o cronograma estipulado para cada uma das instâncias participantes. Promovem-se as ações de coleta de dados junto às comunidades Interna e Externa, fazendo uso de ferramentas tecnológicas e demais instrumentos construídos na etapa anterior;
ANÁLISE E DISCUSSÃO: Compreende a apuração e tabulação dos resultados, com sua organização na forma de relatórios parciais a serem apresentados à comunidade e, assim, discutidos. Deve-se estimular a participação dos agentes acadêmicos e da sociedade neste processo, para validação de sua transparência e legitimidade;
CONSOLIDAÇÃO: Envolve a construção, divulgação e análise do relatório final da Autoavaliação Institucional. Através de um balanço crítico do processo e de seus resultados, este documento deve refletir sobre as melhorias propostas para a qualidade institucional e apresentar sugestões de melhorias administrativas, estruturais, didático-pedagógicas e técnico-científicas que contribuam para o desenvolvimento contínuo da IES; por ser destinado tanto à comunidade acadêmica quanto aos avaliadores externos e sociedade em geral, o Relatório Final deve ter linguagem clara, analítica e interpretativa, bem como ser disponibilizado de forma pública e irrestrita;
TOMADA DE DECISÃO: Por intermédio do Relatório Final e das sugestões de melhoria apresentadas, cabe às instâncias gerenciais superiores da IES decidir sobre a possibilidade de implementação destas, dialogando de forma direta e aberta com a CPA na consolidação do compromisso institucional.
Mediante os procedimentos elencados, percebe-se a forma sistematizada pela qual a Comissão Própria de Avaliação rege suas atividades, em vista de um processo avaliativo contínuo e integrado às diretrizes e eixos do SINAES. O caráter orgânico do processo de Autoavaliação permite que a Faculdade do Vale do Araranguá identifique - de forma proativa - tanto os desafios quanto às oportunidades de aprimoramento, fomentando uma cultura de qualidade e de autorreflexão institucional. Assim, a CPA atua como um elo entre a comunidade acadêmica e a gestão da IES, assegurando que as decisões estratégicas sejam fundamentadas em dados concretos, voltadas ao desenvolvimento sustentável e à excelência no Ensino, Pesquisa e Extensão.
Regimento e Portarias

Portaria FVA 003/2024
Composição da CPA

Portaria FVA 007/2022
Composição da CPA
Relatórios de Avaliação
