Nivelamento
Dentre as demandas percebidas junto ao corpo discente, destaca-se a necessidade constante de programas de Nivelamento - estratégia de responsabilidade pedagógica voltada à superação de déficits em determinadas áreas do conhecimento de forma gratuita e acessível. Instituídos mediante acompanhamento e diagnóstico do desempenho acadêmico - em especial dos ingressantes, estes programas são propostos pelo Centro de Apoio ao Estudante - CAES em conjunto com a Coordenação de Cursos e Colegiado.
Ao promover ações de Nivelamento, objetiva-se que os discentes adquiram as habilidades e competências necessárias para acompanhar satisfatoriamente os conteúdos curriculares do curso, equalizando as condições de aprendizagem entre os estudantes e em respeito à diversidade de formação e trajetória acadêmica. Sua aplicação tende a fortalecer as bases teórico-práticas dos alunos, proporcionando segurança e, consequentemente, reduzindo as taxas de reprovação e evasão. Ressalta-se, no entanto, que o Nivelamento articula-se de forma paralela ao currículo, sem sobrepor-se aos componentes curriculares obrigatórios do curso.
A implementação dos programas de Nivelamento da Faculdade do Vale do Araranguá segue a ordem de, no máximo, 02 (duas) ações por semestre letivo, realizadas após o diagnóstico das dificuldades apresentadas pelos estudantes. Preferencialmente, opta-se por atividades presenciais, em horários extraclasse e que contemplem o maior número possível de alunos. Salienta-se que, além dos programas de Nivelamento regulares, a IES tende a promover intensivos, monitorias e grupos de estudo - ampliando o alcance das ações de inclusão acadêmica.