GPQUALIS | Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Qualidade de Vida
Apresentação
O Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Qualidade de Vida (GPQUALIS) é um núcleo acadêmico vinculado à Faculdade do Vale do Araranguá - FVA, e que desenvolve estudos, pesquisas e ações de extensão voltadas à promoção da saúde coletiva e à melhoria da qualidade de vida. Organizado em linhas de pesquisa e laboratórios temáticos, o GPQUALIS atua na produção de conhecimento científico, no apoio à formação acadêmica e na prestação de serviços à comunidade. Suas áreas de interesse incluem a promoção em saúde, o estudo de doenças crônico-degenerativas e os processos relacionados ao envelhecimento humano.
Além de integrar professores, alunos e voluntários da FVA e de instituições parceiras, o grupo estimula a participação ativa de seus membros em projetos, eventos científicos e intercâmbios acadêmicos, consolidando-se como espaço de reflexão, inovação e compromisso social.
Linhas de Pesquisa
O GPQUALIS é organizado em torno da realização de projetos temáticos individuais e coletivos, desenvolvidos em uma dinâmica de interdependência e complementaridade e dividindo-se nas seguintes linhas temáticas:
I – Promoção em Saúde
Ementa: Investiga os aspectos amplos relacionados à saúde humana, levando em consideração a prática da atividade física e do esporte em relação à saúde e o bem estar. Estudo da relação entre a saúde individual com a coletiva e suas demandas perante a sociedade.
II – Doenças Crônico - Degenerativas
Ementa: Estudo das principais doenças crônico-degenerativas que acometem o ser humano, suas fisiopatologias e consequências no dia a dia do indivíduo; hipertensão arterial sistêmica diabetes mellitus, doenças osteomioarticulares.
III – Envelhecimento Humano
Ementa: Processos históricos do estudo do envelhecimento humano; senilidade e senescência; envelhecimento e saúde coletiva; aspectos psíquicos, cognitivos e físicos do envelhecimento humano.
Objetivos
I. Realizar estudos, pesquisas científicas e atividades de extensão no campo saúde pública e coletiva em várias temáticas que o constituem;
II. Compreender a saúde de forma coletiva a partir de estudos diversificados;
III. Disponibilizar informações e serviços para a comunidade, articulando a produção científica com os interesses da população.
Composição
Atualmente, o GPQUALIS é composto por 02 (dois) docentes e 02 (dois) acadêmicos do curso de Bacharelado em Enfermagem:
-
Prof.ª Dr.ª Daniela De Conti (Coordenadora de Pesquisa e Extensão);
-
Prof. Esp. Caio Daniel Barros Tesser (Docente do curso de Bacharelado em Enfermagem);
-
Amanda Matias Vieira (Acadêmica do curso de Bacharelado em Enfermagem);
-
Guilherme Fortunato Fortuna (Acadêmico do curso de Bacharelado em Enfermagem).
Em andamento e aprovado pelo Comitê de Ética da instituição parceira, está o projeto de pesquisa Exercício Físico e Qualidade de Vida, realizado com corredores de um grupo de corrida do município de Araranguá; a coleta de dados já foi concluída e os resultados estão sendo discutidos e tabulados, gerando resumo expandido* e posteriormente, artigo científico completo.
* DE CONTI, D; ANDRADE, M. F. ; TESSER, C. D. ; FORTUNA, G. F. ; VIEIRA, A. M. . Impactos positivos da corrida de rua na qualidade de vida de seus participantes. In: 13° SICT-SUL, 2025, SANTA ROSA DO SUL. 13° SICT-SUL, 2025.
Documentação