Relato Institucional
A instituição da Faculdade do Vale do Araranguá - FVA é fruto de um projeto de longo prazo, que acompanha a implementação de uma proposta voltada ao desenvolvimento educacional e social de toda uma região. Guiada por valores humanísticos sólidos, e alicerçada em um expertise de alto valor no setor, a FVA vem construindo um histórico de engajamento permanente com a causa do Ensino, reconhecendo a importância de uma educação contínua, aspiracional e de qualidade.
Nascida de um sonho tornado sólido pelas mãos e ações de um grupo entusiasta, a FVA congrega talentos, vozes e agentes capazes de mitigar as limitações de sua realidade e proporcionar à região uma oferta de conhecimento integral, condicionada aos mais altos padrões de excelência acadêmica. Sua instituição como faculdade, devidamente autorizada pela Portaria de Credenciamento n° 661/2011 é reflexo de uma trajetória iniciada algumas décadas antes, consolidando um projeto de vida e gerando importante legado às gerações vindouras.
O caráter empreendedor e propositivo, permeado pela elevação moral e ética de suas propostas, é explícito no histórico progressivo da IES, que nasce de uma vivência crítica junto ao sistema educacional brasileiro e - por consequência - leva a um repensar de estruturas e processos tão presente na trajetória da FVA.
Na década de 90, a então gestora e docente da rede pública de Ensino Básico, Prof.ª Nívea Simonette Lummertz Jones Oliveira, dá voz às inquietações que sua trajetória educacional alimentou durante anos e, em um característico arroubo de ousadia e coragem, põe em prática o sonho de uma instituição inovadora em nome, método e forma: nasce aí o Colégio Futurão (1991) - uma instituição voltada ao exercício pleno da cidadania e da autonomia, mediante o estímulo incondicional ao pensamento crítico e reflexivo.
O apreço pela inovação e às novas metodologias de Ensino criam um cenário de demandas até então inexistentes, permitindo à equipe gestora vislumbrar novas possibilidades; surge a proposição de um desenvolvimento continuado, unindo a formação básica até então ofertada (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) com as perspectivas de profissionalização - culminando na fundação da Escola Técnica Futurão (2004). A consolidação da escola técnica é marco de grande impacto social e econômico na região, com cursos em múltiplas áreas e que - segundo dados de egressos - já proporcionou a formação de mais de 2000 indivíduos, gerando emprego e renda entregues ao mercado de trabalho com a certeza de qualidade de ensino, geração de emprego e renda.
Na inquietude natural de sua prática e sob a influência inspiracional da fundadora-mor Prof.ª Nívea, o grupo de trabalho responsável pela gestão do Grupo Educacional Futurão percebe necessidade premente por uma verticalização de suas propostas - considerando o Ensino Técnico de Nível Médio e Profissionalizante como porta de entrada para as aspirações do Ensino Superior. Este processo baseia-se em um conhecimento estratégico das necessidades e particularidades regionais, articulando-se às respostas do mercado de trabalho e suas demandas mais recentes. Com a lacuna de um setor já sendo devidamente suprida, embasa-se a edificação de uma IES genuinamente local, atenta ao ser e viver de seu público, sem dissociar-se de uma busca por excelência a nível acadêmico.
Em 2009, com estabilidade do Colégio Futurão e o pioneirismo da escola técnica, a realidade de um ensino superior genuinamente araranguaense torna-se cada vez mais palpável; neste período, em consonância às tratativas junto ao Ministério da Educação e redação dos documentos institucionais, é iniciada a reestruturação física do antigo Tênis Clube de Araranguá para abrigar a instituição - dando origem ao espaço conhecido como UNIVIDA - Unidade do Bem-Estar e da Qualidade de Vida. Este espaço, com localização central e de amplo acesso à comunidade, congrega uma estrutura de nível até então desconhecido no município; laboratórios de ponta, salas de aula com recursos tecnológicos e recursos de acessibilidade já então diferenciam a proposta da FVA no cenário local. Em 2011, mediante a Portaria MEC de nº 661/2011, a então Faculdades Futurão obtém seu credenciamento formal, tornando-se a primeira instituição de ensino superior genuinamente araranguaense e iniciando de imediato suas atividades.
Os primeiros cursos abertos pela IES estão estreitamente vinculados à sua proposta junto à Saúde, Bem-estar e Qualidade de Vida: com o Bacharelado e a Licenciatura em Educação Física plenamente operantes, a instituição congrega um movimento educacional inovador em solo local, promovendo desenvolvimento econômico e social significativo; a troca de conhecimentos e o trânsito de um corpo docente especializado - proveniente de várias regiões do estado - solidifica a FVA e gera aspirações de carreira e especialização acadêmica junto à comunidade.
A constância de seu crescimento dá-se, além da esfera do Ensino, na implementação de políticas e iniciativas específicas da Extensão; são mais de 30 cursos desta categoria disponibilizados à comunidade já em 2012, em paralelo a projetos institucionais que investigam e dão suporte às demandas de seu entorno. Destaca-se, também, a abrangência integral da IES junto aos 15 municípios de sua microrregião - a AMESC, Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense, com alunos provenientes não apenas de Araranguá, mas também de Meleiro, Jacinto Machado, Turvo, Balneário Gaivota, Balneário Arroio do Silva, São João do Sul, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, Ermo, Passo de Torres, Morro Grande, Timbé do Sul e Maracajá.
Na busca por estabelecer-se como referência, a intuição abre-se, também, a convênios e parcerias com entes públicos e privados: é firmada uma rede de apoio mútuo e intercâmbio entre o Ensino Superior ofertado e o mercado de trabalho regional. Em 2013, o processo de reformulação de sua proposta de valor - apoiado em pesquisas de imagem e posicionamento - leva à sua denominação atual: FVA, a Faculdade do Vale do Araranguá, nome que carrega em si a microrregião em que está inserida e na qual atua de forma direta. Destaca-se que esta mudança foi amplamente abraçada pela comunidade, com alto índice de aceitação pelos corpos docente e técnico-administrativo e refletida em uma maior clareza de sua comunicação institucional.
Nos períodos posteriores, a já então FVA volta-se à expansão de seu portfólio de cursos de graduação e pós-graduação, bem como realiza seus primeiros investimentos no âmbito da Pesquisa: são autorizados os cursos de Bacharelado em Administração (2015), Enfermagem (2016) e Ciências Contábeis (2016), e instituídos os Grupos de Pesquisa em Ciência e Saúde Coletiva (GPCSC), Estratégia, Liderança e Inovação (GPELI) e Gestão Pública (GPGP), oportunizando aos acadêmicos de todos os cursos da IES seu ingresso nas práticas de iniciação científica. No âmbito da pós-graduação Lato sensu, em 2017 dá-se a oferta dos cursos de MBA Executivo em Gestão de Pessoas e Coaching e Especialização em Treinamento Funcional e Personal Training.
Novamente, a comunidade local dá suporte à intuição e adere à oferta mais robusta de cursos presenciais - na contramão da quase onipresença dos cursos na modalidade à distância, que já começam a saturar o mercado do Ensino Superior. Também neste período, ressalta-se os processos de reconhecimento (2015) e renovação de reconhecimento de cursos (2019) e recredenciamento institucional (2020), onde a FVA atinge Nota-Conceito 04 (quatro) e consolida o sucesso das estratégias institucionais, assumindo seu posto de excelência.
Ainda em 2020, consolida-se uma importante parceria comercial e institucional: a Universidade La Salle, em sua iniciativa de expansão de polos de Educação à Distância em nível nacional, firma com a FVA sua primeira unidade no estado de Santa Catarina. O portfólio de cursos EaD da Unilasalle - sob curadoria de uma ampla pesquisa de mercado - é então disponibilizado junto à Faculdade do Vale do Araranguá e permite o trânsito de um novo público dentro da IES; a parceria estende-se, também, à especialização Stricto sensu: em 2022 ocorre a formação da primeira turma do Mestrado em Memória Social em Bens Culturais (PPGMSBC), na modalidade de turma fora de sede e com grande adesão do magistério de carreira da rede pública em toda a região.
Com o advento da Pandemia da COVID-19 e as consequentes normativas sanitárias, toda a operação da FVA e do Grupo Educacional Futurão passa por uma importante reformulação; é preciso reafirmar-se e implementar soluções tecnológicas viáveis para a continuidade do processo de ensino-aprendizagem. O período concentra um importante avanço nos métodos e processos da instituição, porém com um significativo índice de evasão de acadêmicos e, consequentemente, comprometendo o planejamento de sustentabilidade financeira vigente. Atividades práticas e de estágio são as mais impactadas; é instituído o Plano de Contingência - PLANCON e grande investimento financeiro em sinalização e procedimentos de higiene, segurança e assepsia junto aos ambientes e insumos. Mesmo com as limitações, a FVA é pioneira ao trazer conteúdos ao vivo, com uma grade de programação disponibilizada pelas redes sociais para debater assuntos relativos ao período. Autoridades, figuras proeminentes do campo político, social e acadêmico participam de entrevistas e discussões, mantendo o espírito inquisitivo da FVA em pleno funcionamento,
Com a retomada das atividades presenciais, a FVA opta por uma estratégia de reingresso gradual e de recuperação institucional: com a base acadêmica desfavorecida e o mercado abalado pelos impactos econômicos e sociais da COVID-19, consolida a extinção voluntária de alguns de seus cursos. A resiliência institucional e o caráter adaptativo de sua fundação mostram-se potencial latente. e trabalha-se, então, incessantemente em recolocar-se neste novo cenário; expande-se o diálogo com os entes públicos e busca-se junto aos Governos Federal e Estadual indicativos de políticas que irão traçar o desenvolvimento educacional nos próximos anos. Em 2023, após o encerramento do ciclo anterior do PDI, inicia-se a mensuração dos resultados alcançados e dá-se foco à redação do novo Plano - já alicerçado nos prognósticos e conhecimentos adquiridos através destes intercâmbios.
Atualmente, a Faculdade do Vale do Araranguá considera ocupar espaço privilegiado no contexto local - dada sua prioritária oferta de cursos presenciais e suas iniciativas extensionistas, que impactam a população de forma imediata e duradoura. Para os próximos exercícios, prevê-se a retomada dos esforços em Pesquisa e a expansão da Escola Técnica - esta como meio de captação e verticalização na oferta de novos cursos de nível superior. Neste âmbito, a FVA contempla sua especialização como um centro de Ensino voltado à duas temáticas - a Saúde e a Tecnologia. Com a previsão de implantação dos cursos de Bacharel em Biomedicina e Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação, fará uso integral de sua infraestrutura de laboratórios e unificará os investimentos, suprindo as necessidades elencadas pelas perspectivas de desenvolvimento regional.