Apoio Psicopedagógico
"É imprescindível trabalhar o homem em sua relação consigo mesmo e com o mundo, visando à melhoria da Instituição como parceira e não como rival."
Administrado pelo CAES, este órgão caracteriza equipe multidisciplinar liderada por profissional de Psicologia, apto a intervir junto à comunidade acadêmica nas mais diversas situações - de forma efetiva ou preventiva; ao avaliar potenciais problemas de aprendizagem, necessidades específicas, aproveitamento acadêmico e/ou de relacionamento, o Apoio Psicopedagógico tem competência para realizar os encaminhamentos necessários, bem como agir de forma consultiva junto à questões disciplinares e na ambientação discente.
Especificamente, o Apoio Psicopedagógico Institucional, no Ensino Superior poderá priorizar a sua atuação:
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Na intervenção, visando à solução dos problemas de aprendizagem, tendo como enfoque o Aprendiz e a Instituição de Ensino.
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Na realização do diagnóstico e intervenção psicopedagógica, utilizando métodos, instrumentos e técnicas próprias da Psicopedagogia.
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No desenvolvimento de pesquisas e estudos científicos, relacionados ao processo de aprendizagem e seus problemas.
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Oferecer Assessoria psicopedagógica aos trabalhos realizados no espaço da Instituição.
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Orientar, coordenar e supervisionar as questões de ensino aprendizagem decorrentes da estrutura curricular.
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Acompanhar e interferir na relação professor-aluno nos aspectos subjetivos.
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Reorientar nas questões vocacionais.
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Assessorar e orientar no cumprimento do Projeto Pedagógico de cada Curso.
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Acompanhar a implementação de nova proposta metodológica de Ensino.
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Promover encontros socializadores entre corpo docente, discente, coordenadores, corpo administrativo e de apoio, e dirigentes.
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Acompanhar os acadêmicos com dificuldades de aprendizagem.
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Cooperar na adaptação da aprendizagem às condições cognitivas atípicas.
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Ajudar na aquisição de conceitos básicos.
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Proporcionar momentos de reflexão sobre a ação educativa.
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Proporcionar melhores condições de saúde física e mental durante sua permanência na Faculdade.
O apoio psicopedagógico atuará em conjunto, com o acompanhamento pedagógico ao currículo, e buscará a formulação de um diagnóstico psicológico precoce, com objetivos centrados para identificar as dificuldades emocionais dos acadêmicos, situações de conflitos, distúrbios emocionais, realizando ações para a prevenção do estresse e identificando fatores que o potencializam na profissão.
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Promover espaços de formação pedagógica continuada, Cursos de Extensão, de forma a qualificar os profissionais – educadores e colaboradores - no atendimento às pessoas com deficiência.
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Assessorar psicopedagogicamente os Docentes do Ensino Superior em relação à adequação das abordagens de Ensino no que se refere às peculiaridades da pessoa com deficiência.