top of page
  • Foto do escritorMarketing FVA

La Salle e FVA trazem curso de Mestrado para Araranguá

Atualizado: 14 de mai. de 2022

Inscrições já estão abertas para a turma presencial do programa de pós-graduação


Em uma iniciativa pioneira, a FVA - Faculdade do Vale do Araranguá e a Universidade La Salle trazem à região o Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais (PPG-MSBC), na modalidade de Mestrado, com aulas totalmente presenciais e destinado exclusivamente à formação de professores e outros profissionais de Araranguá e da microrregião da AMESC - Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense.

O programa é aberto a candidatos ligados à várias áreas do conhecimento, que tenham afinidade com as possibilidades dispostas nas três linhas de pesquisa disponíveis: Memória, Cultura e Identidade, Memória e Linguagens Culturais e Memória, Cultura e Gestão - totalizando 25 vagas abertas neste processo seletivo.


Segundo a Coordenadora do PPG-MSBC da Unilasalle, Prof.ª Dr.ª Cleusa Maria Graebin, “o programa de Mestrado em Memória Social e Bens Culturais estabelece-se de forma inédita no município de Araranguá, como uma turma extra-institucional que terá todo o suporte e excelência da sede, em Canoas/RS. É uma experiência que já vem dando frutos em outros estados, e é considerada como muito positiva pela própria CAPES e o MEC”. Para Cleusa, “o âmbito interdisciplinar do programa e sua estreita relação com a sociedade e as organizações trará aos profissionais oportunidades múltiplas de impactar seu entorno, com práticas que serão próprias e únicas de Araranguá e região”.


Dinâmicas de interlocução


O Mestrado em Memória Social e Bens Culturais da La Salle é focado na pesquisa, na gestão e no desenvolvimento de práticas, espaços e/ou instituições voltadas à cultura, à memória social e à valorização de bens culturais e patrimônios. Esta formação é ideal para profissionais da Educação Básica, Técnica e Superior, ou ainda aqueles que desenvolvem trabalhos com temáticas como produção cultural, gestão de espaços de cultura e de memória, economia da cultura, patrimônio cultural, linguagens culturais e legislação - além de políticas para a cultura e identidade.

A partir da relação entre cultura e memória, o programa produz, dentre outros, soluções interdisciplinares e conhecimentos no campo da educação, aprofundando temas como educação ambiental, educação patrimonial, recursos materiais didáticos para diferentes Áreas e Componentes Curriculares e atividades para os campos de experiência, de acordo com a BNCC.


Em âmbito Nacional, este programa destaca-se como um exemplo das possibilidades de mediação entre a Universidade, o Governo e as Organizações, com inúmeras contribuições efetivas realizadas por egressos do Mestrado e do Doutorado.

Inscrições Abertas


Para participar é necessário realizar a inscrição através do site bit.ly/mestrado_inscricao e preencher os requisitos dispostos no edital de seleção (disponível em bit.ly/mestrado_edital) até o dia 24 de Fevereiro de 2022. Ao todo, são 25 vagas de Mestrado para o atual PPG, com bolsas de 40% de desconto disponíveis aos candidatos. com início das aulas previsto para o mês de Março de 2022.


A publicação dos resultados finais ocorre no dia até às 20h do dia 08 de março de 2022.


Dúvidas e mais informações em bit.ly/ppg_memoria, pelo telefone 48 3527-0130 ou através do canal direto do WhatsApp, 48 9 8833-3560.



Fonte: Comunicação FVA e UniLaSalle Araranguá


240 visualizações0 comentário
bottom of page