Enfermagem FVA é Nota 4 no MEC
- Marketing FVA

- 15 de ago.
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de ago.
Avaliação foi publicada no Diário Oficial nesta sexta-feira (15) e consolida a excelência o curso
Nesta sexta-feira (15), foi publicada a Portaria SERES/MEC nº 525/2025 - que oficializa o reconhecimento do curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade do Vale do Araranguá. A nota-conceito 4, atribuída pela comissão avaliadora do INEP, é resultado de visita in loco realizada no mês de Maio, por comissão avaliadora enviada pelo Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. A visita segue o instrumento próprio de avaliação, designado ao reconhecimento de cursos de graduação - certificando a estrutura física e pedagógica, corpo docente, documentação, campos de estágio e demais itens relativos ao funcionamento do curso.

Segundo Valéria Mason Valeriano Martins, Procuradora Institucional da FVA e responsável pela interlocução junto à comissão avaliadora, o resultado de excelência é somatório de um esforço conjunto entre a Coordenação, professores, acadêmicos e órgãos colegiados do curso - como o Núcleo Docente estruturante - que permitiram uma organização de alto padrão que impressionou os avaliadores. Nosso alinhamento constante com o mercado de trabalho e os currículos alinhados à realidade da prática profissional foram elogiados no parecer final, destaca.
Quesitos como a infraestrutura tecnológica e de rede, laboratórios e espaços multiuso receberam notas máximas - com destaque para os acervos físico e virtual da Biblioteca Acadêmica Maria Lummertz, vinculada ao sistema Pearson. Para a Prof.ª Iara Pereira Fernandes, Coordenadora do curso de Enfermagem, a avaliação do MEC representa um atestado de qualidade e confiança para o curso da FVA, que manteve o foco na formação cem por cento presencial desde sua instauração. Como enfermeira, tenho convicção de que apenas a prática contínua e diária é capaz de formar um profissional de saúde completo e apto ao cotidiano da saúde.
A fala da coordenação e o timing da visita de avaliação alinham-se ao recente Decreto nº 12.456, de 19 de maio de 2025, que proibiu a oferta de cursos de Enfermagem na modalidade EaD - uma prática que o Conselho Federal de Enfermagem - COFEN e demais órgão relacionados vem condenando há anos. A diretora Geral da FVA, Inaly Lechireri Jones Oliveira, salienta que o ensino à distância em Enfermagem - e na Saúde como um todo - é prática lamentável que, oportunamente, foi banida e extinta pelo Ministério da Educação; reconhecer a excelência um curso como o nosso, que manteve-se firme em sua proposta de presencialidade desde o início, é uma satisfação imensa. Continuaremos investindo em qualidade e inovação, para conquistar ainda mais nos próximos anos, afirma.
A Faculdade do Vale do Araranguá oferta o curso de Bacharelado em Enfermagem 100% presencial desde 2016, com altos índices de inserção profissional de seus egressos e um de A proposta pedagógica é voltada ao desenvolvimento de competências críticas e técnicas, pautadas no conhecimento científico e no cuidado humanizado em saúde - com ênfase na pesquisa e nas práticas extensionistas que dialogam com a comunidade e o mercado de trabalho regional. Mais informações através do WhatsApp 48 9 9830-4181, telefone 48 3527-0130 ou presencialmente, na Avenida Getúlio Vargas nº 415, centro de Araranguá.
Fonte: Comunicação FVA



Comentários