top of page
  • Foto do escritorMarketing FVA

Painel FVA celebra atuação da Enfermagem em tempos de pandemia

Transmissão ao vivo da Faculdade do Vale do Araranguá discutiu cenário da Saúde, com informações e orientações à comunidade



A crise do Sars-CoV-2 (novo Coronavírus) configura-se como uma dura realidade, compartilhada por toda a comunidade global. No estado de Santa Catarina, já são mais de 8.000 infectados e, em âmbito nacional, os números excedem os 443 mil - dados que colocam o Brasil como o segundo país com maior quantidade de casos diagnosticados. Neste cenário, os profissionais da saúde têm sido celebrados pela atitude de entrega e doação - em especial aqueles que atuam na linha de frente do combate à COVID-19, seja em unidades básicas de saúde, clínicas, hospitais e centros de pesquisa e diagnóstico.


O painel desta Quinta-feira (28), transmitido ao vivo pela fanpage da Faculdade do Vale do Araranguá, trouxe quatro grandes profissionais da área, que vivenciam diariamente a rotina da pandemia. Em um ambiente previamente higienizado, ventilado e adaptado às medidas sanitárias vigentes, reuniram-se a Enf.ª Dr.ª Daiane Biff, Enfermeira Administrativa da Secretaria Municipal de Saúde de Araranguá; a Enf.ª Ms. Fabiana Silva Jerônimo, docente da FVA e Enfermeira na linha de frente nas Unidades Básicas de Saúde de Araranguá; Lucimar Elisa Conegatto, acadêmica da Graduação em Enfermagem da FVA e Condutora Socorrista na SETMED Ambulâncias, e a também acadêmica Joana Carla Guimarães de Oliveira, que atua como Técnica em Enfermagem na UTI Neonatal do Hospital Regional de Araranguá - HRA.



Segundo a Enfª. Ms. Nívea Dias do Canto, Coordenadora e mediadora do painel, “a atuação da Enfermagem, em épocas de pandemia e grandes surtos de saúde, é peça-chave para evitar a propagação de doenças - pois é a estes profissionais que cabe o papel de instruir e orientar a população sobre os riscos e meios de contágio, assim como prevenção básica por meio do uso de máscaras e da higienização correta e constante das mãos e ambientes. Além disso, é responsabilidade direta dos Enfermeiros e Técnicos suprir de cuidados o paciente em internação”.


Rotinas transformadas


Por cerca de uma hora, as convidadas trouxeram informações de grande importância, atualizando dados relativos ao município de Araranguá e também esclarecendo dúvidas da comunidade sobre a triagem, testagem e demais protocolos seguidos no diagnóstico e tratamento da COVID-19. Especial atenção foi dada às fake news - notícias e informativos de caráter duvidoso que proliferam nas redes sociais e em grupos de WhatsApp. Para a Enfermeira Fabiana Jerônimo, mestra em Ciências da Saúde e que atua na Unidade Básica de Saúde do bairro Urussanguinha, “a pandemia transformou a rotina e a atuação direta dos profissionais de saúde. Todos os programas de atenção primária desenvolvidos nas esferas federal, estadual e municipal foram alterados de acordo com as normativas do Ministério da Saúde, modificando e norteando as ações de toda a equipe”.



O painel encerrou as comemorações e atividades do Mês da Enfermagem na Faculdade do Vale do Araranguá, oferecendo à comunidade uma visão ampla e atual do panorama destes profissionais, assim como evidenciando sua importância em todo o processo de saúde que o país atravessa.

 

Fonte: Comunicação e Marketing FVA

51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page