Enfermagem
Operando em toda uma variedade de espaços de saúde, o graduado em Enfermagem possui amplas oportunidades de trabalho, com o conhecimento e a experiência necessários para as diversas atividades que compõem a prática hospitalar e clínica.
Missão
Formar profissionais com capacidade inovadora nas ações para promover, realizar e participar de atividades da prática de Enfermagem, prestando serviços à coletividade, tendo em vista as transformações das condições de vida e melhoria da saúde da população regional, aprimorando os cuidados primários em saúde pública com ferramenta cuidadora, com senso de responsabilidade social.
Objetivo Geral
Formar profissionais habilitados para exercer a profissão de Enfermeiro, capazes de transformar a realidade regional por meio do desenvolvimento de competências técnicas científicas, sociais, humanísticas, políticas e éticas, e desenvolver o raciocínio epidemiológico investigativo, agindo de forma crítica e reflexiva para atuar na promoção, recuperação e reabilitação da saúde, prevenção de doenças do indivíduo, do grupo familiar e coletividade nos diferentes níveis de atuação.
Objetivos Específicos
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A formação do Enfermeiro tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades específicas:
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Atuar profissionalmente, compreendendo a natureza humana e suas dimensões, em suas expressões e fases evolutivas;
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Incorporar a ciência/arte do cuidar como instrumento de interpretação profissional;
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Estabelecer novas relações com o contexto social, reconhecendo a estrutura e as formas de organização social, suas transformações e expressões;
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Desenvolver formação técnico-científica que confira qualidade ao exercício profissional;
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Compreender a política de saúde no contexto das políticas sociais, reconhecendo os perfis epidemiológicos das populações;
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Reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
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Atuar nos Programas de Assistência Integral à Saúde da criança, do adolescente, da mulher, do adulto e do idoso;
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Ser capaz de diagnosticar e solucionar problemas de saúde, de comunicar-se, de tomar decisões, de intervir no processo de trabalho, de trabalhar em equipe e de enfrentar situações em constante mudança;
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Reconhecer as relações de trabalho e sua influência na saúde;
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Atuar como sujeito no processo de formação de recursos humanos;
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Responder as especificidades regionais de saúde por meio de intervenções planejadas e humanizadas estrategicamente, em níveis de promoção, prevenção, e reabilitação à saúde, dando atenção integral à saúde dos indivíduos, das famílias e das comunidades;
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Reconhecer-se como coordenador do trabalho da equipe de Enfermagem;
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Assumir o compromisso ético, humanístico e social com o trabalho multiprofissional em saúde;
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Promover orientações para condiçõesde vida saudáveis, conciliando as necessidades tanto dos seus clientes/pacientes, quanto às de sua comunidade, atuando como agente de transformação social;
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Usar adequadamente novas tecnologias, tanto de informação e comunicação, quanto de ponta, para o cuidar em Enfermagem;
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Atuar nos diferentes cenários da prática profissional, considerando os pressupostos dos modelos clínico e epidemiológico;
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Identificar as necessidades individuais e coletivas da saúde da população, seus condicionantes e determinantes;
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Intervir no processo saúde/doença, responsabilizando-se pela qualidade da assistência/cuidado de Enfermagem em seus diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência;
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Coordenar o processo do cuidar humanizado em Enfermagem, considerando contextos e demandas de saúde;
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Prestar cuidados de Enfermagem compatíveis com as diferentes necessidades apresentadas pelo indivíduo, pela família e pelos diferentes grupos da comunidade;
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Compatibilizar as características profissionais dos agentes da equipe e de Enfermagem às diferentes demandas dos usuários;
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Integrar as ações de Enfermagem às ações multiprofissionais;
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Gerenciar o processo de trabalho em Enfermagem com princípios de Ética e de Bioética, com resolutividade tanto em nível individual como coletivo, em todos os âmbitos de atuação profissional;
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Planejar, programar e participar dos Programas de Formação e Qualificação Contínua dos trabalhadores de Enfermagem e de saúde;
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Planejar e implementar programas de educação e promoção à saúde,considerando a especificidade dos diferentes grupos sociais e dos distintos processos de vida, saúde trabalho e adoecimento;
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Desenvolver, participar e aplicar Pesquisas e/ou outras formas de produção de conhecimento que objetivem a qualificação da prática profissional;
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Respeitar os princípios éticos, legais e humanísticos da profissão;
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Interferir na dinâmica de trabalho institucional, reconhecendo-se como agente desse processo;
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Utilizar os instrumentos que garantam a qualidade do cuidado de enfermagem e da assistência à saúde;
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Participar da composição das estruturas consultivas e deliberativas do sistema de saúde;
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Assessorar órgãos, empresas e Instituições em projetos de saúde;
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Cuidar da própria saúde física e mental e buscar seu bem-estar como cidadão e como Enfermeiro;
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Reconhecer o papel social do enfermeiro para atuar em atividades de política e planejamento em saúde;
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Investigar, desenvolver e aplicar práticas integrativas e complementares como alternativa terapêutica.
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Assim, a formação do Enfermeiro deve atender as necessidades sociais da saúde, com ênfase no SUS assegurando a integralidade da atenção e a qualidade e humanização do atendimento.
Perfil do Egresso
O perfil profissional desejado para o egresso, foi construído a partir das DCN para o Curso de Graduação em Enfermagem e nas discussões coletivas realizadas pela comunidade acadêmica da Faculdade do Vale do Araranguá, podendo ser sintetizada como:
Enfermeiro, com formação generalista, humanística crítica e reflexiva. É o profissional qualificado, com base no rigor científico e intelectual, em princípios éticos, capaz de conhecer e intervir sobre os problemas e as situações de saúde/ doença do perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação identificando as dimensões bio-pisco-sociais dos seus determinantes. É o sujeito capacitado a atuar com senso de responsabilidade social e compromissos com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano (Resolução CNE/CES nº 03 de 07/11/2001, art. 3º).
É o sujeito comprometido com a efetivação do SUS, com o seu desenvolvimento, da equipe e da profissão, com habilidade para trabalhar em equipe e exercer liderança, para cuidar da pessoa no seu contexto de vida.
Para que o Enfermeiro formado por esta Faculdade, tenha este perfil, é necessário que sua formação seja cuidadosamente preparada, passo a passo, de forma que ele desenvolva as competências e habilidades necessárias para alcançar a plenitude do exercício profissional em consonância com os princípios do SUS, com os mandatos sociais de sua profissão e com espírito humanístico, ético e ecológico.
Âmbito Profissional
O cuidado de enfermagem como prática social favorece ao enfermeiro múltiplos espaços de atuação profissional, com potencialidades e possibilidades específicas para desenvolver processos no âmbito das políticas sociais e de saúde. Sobretudo, o enfermeiro possui um campo amplo e complexo para desenvolver o cuidado de enfermagem como prática social, ou seja, em diferentes espaços e contextos, inclusive, com necessidadede serem explorados e ampliados, com vistas a responder às questões sociais emergentes (Backes et al, 2008)[1].
No campo de Enfermagem, os avanços e práticas de atuação profissional, destacam-se:
(...) a área da promoção da saúde e prevenção de doença – em consultórios, clínicas e serviços que visem à qualidade de vida da população e a redução de doenças; a recuperação da saúde – no trabalho junto aos serviços hospitalares e domiciliares, o atendimento pré e pós-hospitalar, assistência a saúde mental; além da s práticas voltadas para o cuidado individual de crianças, adolescentes, mulheres, adultos e idosos; o terceiro setor - se mostra como um espaço sensível para a promoção da cidadania e a inclusão social por meio da promoção e educação para a saúde; os serviços de consultoria, assessoria e atividades organizacionais – com possibilidade de o enfermeiro atuar de forma autônoma e empreendedora no campo da gestão de serviços de saúde, Home care e outros; as atividades de ensino e pesquisa - estimulando à inserção dos alunos e profissionais na pesquisa, projetos de extensão, capacitação de recursos humanos, uma interação aluno-comunidade mais intensa e otimizada (Erdmann et al, 2008). [2]
Além disso, considerando a Resolução COFEN – 260/2001, fixa as áreas de atuação do Enfermeiro e as Especialidades de Enfermagem e a Resolução COFEN -197 reconhece como prática de enfermagem as Terapias Alternativas e no âmbito do setor público de saúde a Portaria 971/2006 inclui a acupuntura, fitoterapia, homeoterapia, terminalismo social/crenoterapia como complementares a ser ofertada a população no SUS.
[1]BACKES, D. S.; KOERICH, M. S.; NASCIMENTO, K. C; ERDMANN, A. L.Sistematização da Assistência de Enfermagem Como Fenômeno Interativo e Multidimensional. Revista LatinoAmericana de Enfermagem, v.16, nº. 6, Ribeirão Preto- SP, 2008.
[2]BACKES, D. S.; KOERICH, M. S.; NASCIMENTO, K. C; ERDMANN, A. L.Sistematização da Assistência de Enfermagem Como Fenômeno Interativo e Multidimensional. Revista LatinoAmericana de Enfermagem, v.16, nº. 6, Ribeirão Preto- SP, 2008.