Treinamento Funcional e
Personal Training
Especialização em Treinamento Funcional e Personal Training
Matriz Currícular
MÓDULO I - PERSONAL TRAINING
Gestão de Negócios e Marketing Pessoal – 36h
-
Empreendedorismo individual;
-
Gestão de Carreira;
-
Marketing Pessoal e Empresarial;
-
Intervenção Ética e Mercado de trabalho;
-
Atendimento ao cliente;
-
Atendimento Personalizado x Atendimento em grupos;
-
Princípios básicos para gestão de academias e estúdios.
MÓDULO II - TREINAMENTO FUNCIONAL
Princípios Gerais do Treinamento Funcional – 36h
-
Histórico do Treinamento Funcional;
-
Princípios básicos do Treinamento Funcional;
-
Possibilidades de aplicação do Treinamento Funcional;
-
Treinamento Funcional x Treinamento Tradicional;
-
Tópico Especial: Nutrição Funcional e Flexibilidade e Alongamento.
Aspectos Fundamentais do Treinamento do CORE – 36h
-
Conceitos básicos do Treinamento do CORE;
-
Objetivos do Treinamento do CORE;
-
Estabilização e fortalecimento do CORE;
-
Aprofundamento no Treinamento do CORE.
Bases para a Aplicação do Treinamento Funcional – 72h
-
Anatomia Funcional;
-
Fundamentos de Cinesiologia e Biomecânica aplicados aos exercícios funcionais;
-
Periodização aplicada ao treinamento funcional;
-
Aprendizagem e desenvolvimento Motor;
-
Métodos de Avaliação Física Funcional e indicadores de desempenho;
-
Modelos/Sistemas/Métodos de aplicação do Treinamento Funcional.
Orientação e Prescrição de Exercícios Funcionais – 156h
-
Aspectos gerais de Prescrição e Orientação de Exercícios funcionais;
-
Treinamento Funcional Suspenso;
-
Treinamento Funcional Aplicado aos Esportes;
-
Treinamento Funcional Aplicado aos Grupos Especiais;
-
Treinamento Funcional Aplicado à Terceira Idade;
-
Treinamento Funcional Aplicado à Performance Motora;
-
Treinamento Funcional Aplicado à Prevenção e Promoção de Saúde;
-
Treinamento Funcional Aplicado à Reabilitação;
-
Tópico Especial: Hiit e Crossfit.
MÓDULO III - FORMAÇÃO GERAL
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica – 60h
-
O Método Científico;
-
Paradigmas de pesquisa e produção do conhecimento: as bases epistemológicas da aprendizagem;
-
Pesquisa Científica: características e classificação, formulação do problema, elaboração de hipóteses, definição de variáveis, coleta de dados, análise dos dados, verificação das hipóteses, solução do problema, documentação e divulgação;
-
Elaboração de projetos de pesquisa e trabalhos técnicos/científicos;
-
Normas da ABNT.
Metodologia da Docência no Ensino Superior – 24h
-
Desafios da Docência Universitária no Contexto Atual;
-
Os Saberes da Docência no Ensino Superior;
-
Organização do Trabalho Docente no Ensino Superior: Processo Didático e Aula Universitária; Possibilidades Didáticas de Organização dos Planos, Projetos de Ensino no Paradigma Emergente e as Metodologias Didáticas na Aula Universitária;
-
Avaliação do Processo Ensino Aprendizagem: Concepções Teóricas e Instrumentos Avaliativos.