GPELI | Grupo de Pesquisa em Estratégia, Liderança e Inovação
O Grupo
O Grupo de Pesquisa em Estratégia, Liderança e Inovação – GPELI é um grupo de docentes e acadêmicos/as, institucionalmente vinculados aos Cursos de Graduação em Administração e Ciências Contábeis da Faculdade do Vale do Araranguá – FVA, composto por:
I – Docentes ativos/as vinculados/as ao Curso de Graduação em Administração e Ciências Contábeis da Faculdade do Vale do Araranguá – FVA, como orientadores acadêmicos;
II – Acadêmicos/as regulares no Curso de Graduação em Administração e Ciências Contábeis da Faculdade do Vale do Araranguá – FVA, como orientandos/as;
III – Acadêmicos/as regulares oriundos de Cursos de Graduação da Faculdade do Vale do Araranguá – FVA com projetos de Iniciação Científica orientados por docentes do grupo, como orientandos/as;
IV – Técnicos, Auxiliares de Pesquisa, Bolsistas ou não, como participantes dos projetos do grupo.
V – Professor Mestre Wilciney J. Villan como Coordenador do Grupo.
Linhas de Pesquisa
O Grupo será organizado em torno da realização de projetos temáticos individuais e coletivos e suas atividades serão desenvolvidas numa dinâmica de interdependência e complementariedade, visto à necessidade de qualidade na produção acadêmica na área de Administração, dividindo-se nas seguintes linhas temáticas:
I – Formulação, Implementação e Mudança das Estratégias
Ementa: Aplicação das ferramentas de gestão estratégica e análise de suas teorias subjacentes: processo da estratégia. Planejamento estratégico, cenários e técnicas de prospecção, modelos de diagnóstico para análise ambiental externa e interna. Análise estrutural das indústrias e seus efeitos na estratégia. Análise, implementação e mudança no contexto de stakeholders e fatores críticos de sucesso em estratégia. Modelagem de ciclo virtuoso ou vicioso na teoria de stakeholders. Processos de tomada de decisões estratégicas. O papel das consultorias em estratégia das firmas. Modelagens tipo Balanced Scorecard, mapas estratégicos, roadmap e plataformas computacionais para design de estratégias. Implementação, mudança e adaptação e coordenação estratégicas. A relação estratégia-estrutura organizacional. Processos de formação de estratégias, estratégias deliberadas e emergentes.
II – Estratégia e Conhecimento
Ementa: Natureza e dinâmica das capacidades e competências organizacionais. Conhecimento tácito e explícito. Aprendizagem organizacional e vantagem competitiva. Fatores culturais e seus efeitos na implementação do aprendizado e multiplicadores do conhecimento nas organizações. Aquisição, desenvolvimento, transferência e replicação do conhecimento. Exploration, explotation e path dependency. Estratégias para inovação em empresas intensivas em conhecimento. Capacidade absortiva. Capacidade dinâmica. Competitividade baseada em criação e compartilhamento de know-how interfirmas. Empresas globais e o compartilhamento de conhecimento entre suas unidades internacionais. Estratégias para criação e transferência de conhecimento para desenvolver cidades criativas.
III –Liderança e Desenvolvimento Gerencial
Ementa: Perspectivas clássicas e críticas de liderança. Teorias de liderança. Poder e liderança. Liderança e cultura. Liderança e identidade. Desenvolvimento de liderança e de habilidades gerenciais. Competências em liderança. Liderança, motivação e comprometimento. O papel da liderança e da equipe. Dicotomias entre gerentes/líder e entre líder/liderados. Novas configurações organizacionais e liderança.
IV – Conhecimento e Aprendizagem
Ementa: Gestão do conhecimento. Aprendizagem individual, grupal e organizacional. Transferência e compartilhamento do conhecimento. Inovação. Criatividade. Iniciativas de educação corporativa.
V – Inovação, Cooperação e Redes Organizacionais
Ementa: Formas de inovação (aberta, colaborativa e articulações em redes de negócios ou ciência, tecnologia e inovação (C,T & I). A inovação em um ambiente de relacionamento pessoal ou interorganizacional capaz de abranger organizações pequenas, médias ou grandes e de natureza pública, privada ou do terceiro setor. As redes intra ou interorganizacionais que agregam novas tecnologias gerenciais de cooperação no contexto de aglomerações territoriais, arranjos produtivos locais, incubadoras, parques tecnológicos, aceleradoras de empresas e demais arranjos de proximidade geográfica. Políticas e formatos de governança voltados para a gestão de redes de inovação sustentáveis, cooperação, coprodução, sistemas de colaboração online, inovação aberta (open innovation), codesign e cocriação de produtos e serviços entre compradores, fornecedores, concorrentes e demais stakeholders.
VI – Ecossistemas de Inovação
Ementa: Habitats e ecossistemas de inovação. Políticas e contextos como os parques tecnológicos, incubadoras e pólos de inovação e ambientes de relacionamento que integram governo-universidade-empresa (triple helix), governo-universidade-empresa-sociedade civil (quadriple helix) e traduzem o escopo de análise. Análises comparadas de sistemas nacionais, setoriais e regionais de inovação. Atores do ecossistema de inovação, como aceleradoras de projetos inovadores, cidades inteligentes, comunidades online, ecossistemas simbióticos e demais instituições que incentivem o surgimento de organizações inovadoras. Start-ups, spin-offs e spillovers.
Objetivos
O GPELI tem por objetivos:
I – Debater e fortalecer as discussões acerca dos temas Liderança, Estratégia e Inovação;
II – Auxiliar na articulação da relação Ensino, Extensão e Pesquisa Acadêmica dentro da estrutura curricular do Curso de Administração de Empresas e Ciências Contábeis;
III- Incentivar a publicação de resultados de pesquisa em eventos diversos e da área de Administração e Ciências Contábeis;
IV – Contribuir para a qualidade da produção acadêmica do Curso de Graduação em Administração de Empresas e Ciências Contábeis.
Formação e Documentos
São componentes do GPELI:
Prof. Ms. Wilciney J. Villan, docente da Faculdade do Vale do Araranguá e Coordenador do Grupo de Pesquisa em Estratégia, Liderança e Inovação.