top of page
Foto do escritorMarketing FVA

Painel FVA celebra atuação da Enfermagem em tempos de pandemia

Transmissão ao vivo da Faculdade do Vale do Araranguá discutiu cenário da Saúde, com informações e orientações à comunidade



A crise do Sars-CoV-2 (novo Coronavírus) configura-se como uma dura realidade, compartilhada por toda a comunidade global. No estado de Santa Catarina, já são mais de 8.000 infectados e, em âmbito nacional, os números excedem os 443 mil - dados que colocam o Brasil como o segundo país com maior quantidade de casos diagnosticados. Neste cenário, os profissionais da saúde têm sido celebrados pela atitude de entrega e doação - em especial aqueles que atuam na linha de frente do combate à COVID-19, seja em unidades básicas de saúde, clínicas, hospitais e centros de pesquisa e diagnóstico.


O painel desta Quinta-feira (28), transmitido ao vivo pela fanpage da Faculdade do Vale do Araranguá, trouxe quatro grandes profissionais da área, que vivenciam diariamente a rotina da pandemia. Em um ambiente previamente higienizado, ventilado e adaptado às medidas sanitárias vigentes, reuniram-se a Enf.ª Dr.ª Daiane Biff, Enfermeira Administrativa da Secretaria Municipal de Saúde de Araranguá; a Enf.ª Ms. Fabiana Silva Jerônimo, docente da FVA e Enfermeira na linha de frente nas Unidades Básicas de Saúde de Araranguá; Lucimar Elisa Conegatto, acadêmica da Graduação em Enfermagem da FVA e Condutora Socorrista na SETMED Ambulâncias, e a também acadêmica Joana Carla Guimarães de Oliveira, que atua como Técnica em Enfermagem na UTI Neonatal do Hospital Regional de Araranguá - HRA.



Segundo a Enfª. Ms. Nívea Dias do Canto, Coordenadora e mediadora do painel, “a atuação da Enfermagem, em épocas de pandemia e grandes surtos de saúde, é peça-chave para evitar a propagação de doenças - pois é a estes profissionais que cabe o papel de instruir e orientar a população sobre os riscos e meios de contágio, assim como prevenção básica por meio do uso de máscaras e da higienização correta e constante das mãos e ambientes. Além disso, é responsabilidade direta dos Enfermeiros e Técnicos suprir de cuidados o paciente em internação”.


Rotinas transformadas


Por cerca de uma hora, as convidadas trouxeram informações de grande importância, atualizando dados relativos ao município de Araranguá e também esclarecendo dúvidas da comunidade sobre a triagem, testagem e demais protocolos seguidos no diagnóstico e tratamento da COVID-19. Especial atenção foi dada às fake news - notícias e informativos de caráter duvidoso que proliferam nas redes sociais e em grupos de WhatsApp. Para a Enfermeira Fabiana Jerônimo, mestra em Ciências da Saúde e que atua na Unidade Básica de Saúde do bairro Urussanguinha, “a pandemia transformou a rotina e a atuação direta dos profissionais de saúde. Todos os programas de atenção primária desenvolvidos nas esferas federal, estadual e municipal foram alterados de acordo com as normativas do Ministério da Saúde, modificando e norteando as ações de toda a equipe”.



O painel encerrou as comemorações e atividades do Mês da Enfermagem na Faculdade do Vale do Araranguá, oferecendo à comunidade uma visão ampla e atual do panorama destes profissionais, assim como evidenciando sua importância em todo o processo de saúde que o país atravessa.

 

Fonte: Comunicação e Marketing FVA

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page