Acadêmicos da FVA e Unilasalle conheceram mais sobre o órgão em palestra na instituição
Na noite da última Quarta-feira (24), os acadêmicos de Educação Física da FVA e da Unilasalle - Polo Araranguá receberam a visita da Conselheira do CREF3/SC, Simone de Carvalho Barreto, para um diálogo franco sobre a atuação do Conselho e as especificidades da prática profissional.
Em uma conversa acolhedora, os alunos puderam esclarecer dúvidas e se aproximar mais da entidade, que em 2024 completa 25 anos de atuação no estado de Santa Catarina. Entre as temáticas discutidas, estiveram o empreendedorismo na área da Educação Física, as principais tendências de mercado para os próximos anos, o Código de Ética da profissão e os aspectos legais dos estágios curriculares e não-curriculares.
Segundo a conselheira Simone - que também preside a Câmara de Orientação e Ética Profissional do CREF3/SC - "as oportunidades de atuação do profissional de Educação Física vem se ampliando nos últimos anos, e é competência nossa ocupar estes espaços com conhecimento e excelência". Ainda segundo a profissional, "os aspectos da gestão, da atuação junto aos órgãos de Saúde e da pesquisa acadêmica e científica em Educação Física ainda são pouco explorados, embora ofereçam excelentes perspectivas de carreira; a especialização e o aprimoramento contínuo tanto para o Bacharel quanto para o licenciado, é um pré-requisito para uma construção profissional de sucesso", salienta.
Para o Prof. Ms. Marcelo Morganti Santa'nna, docente da IES, "a Educação Física é um campo amplo, responsável - em sua essência - pela promoção e manutenção integral da Saúde. Sua relação de proximidade com as temáticas da saúde pública, do envelhecimento populacional e da qualidade de vida reforça o papel ativo e atuante destes profissionais".
O papel do CREF e a regulamentação
Um dos pontos mais enfáticos da conversa foi a questão da baixa adesão dos profissionais e acadêmicos às proposições do Conselho. Segundo o Assessor Institucional do CREF3/SC, Cassiano nunes Moreira, "excetuando-se o registro - que é obrigatório para a prática profissional - existe uma procura inexpressiva pelos demais serviços do Conselho; ofertamos inúmeros cursos, formações e orientações, de forma presencial por todo o estado e também em nossa própria plataforma online; estas discussões itinerantes que promovemos são um meio de aproximar o órgão das comunidades locais", salienta.
A iniciativa, promovida pelo Coordenador do Curso de Educação Física da FVA e Tutor da Unilasalle, Prof. Esp. Felipe Irineu, faz parte de "um projeto de conscientização permanente que a instituição desenvolve, buscando o aprimoramento de seus acadêmicos e o desenvolvimento da área na região". O curso de Bacharelado em Educação Física da FVA está em funcionamento desde 2011, e atualmente possui Nota-Conceito 4 segundo avaliação do MEC - Ministério da Educação.
Fonte: Marketing e Comunicação FVA
A roda de conversa com o CREF3/SC foi uma ótima oportunidade dos alunos do curso de Educação Física da FVA e dos profissionais/professores de educação física da região discutirem sobre as inovações no mercado de trabalho para a nossa área de atuação e questões éticas, principalmente ligadas aos estágios dos nossos acadêmicos. Muito contente pela promoção deste encontro pela Instituição FVA e do Curso de Educação Física.😍