licenciatura em

 Educação 

física

Os profissionais licenciados em Educação Física têm a possibilidade de atuar em espaços de ensino da rede pública ou privada, desenvolver atividades pedagógicas em lazer e esporte e participar de concursos públicos, obtendo estabilidade financeira e profissional

Educação Física Licenciatura

 

Educação Física Licenciatura

Nível de Ensino

Graduação

Modalidade

Presencial

Titulação

Bacharel

Duração

8 Semestres

Valor

R$35,00/Crédito

Missão

    Habilitar professores de Educação Física crítico-reflexivos e competentes para a práxis pedagógica dos elementos da cultura corporal de movimento, fundamentados no rigor científico, na reflexão filosófica e comprometidos com a transformação social.

Objetivo Geral

    Habilitar professores de Educação Física crítico-reflexivos e competentes para a práxis pedagógica das diversas manifestações da cultura corporal de movimento nos diferentes níveis de ensino, fundamentados no rigor científico, na reflexão filosófica e comprometidos com a transformação social.

Objetivos Específicos

  • Promover uma formação em Educação Física tendo como centralidade a práxis pedagógica, pautada na ciência e na reflexão filosófica.

  • Desenvolver um ensino crítico, reflexivo e criativo estimulando uma formação que tenha a prática pedagógica como eixo central da formação, numa perspectiva de ensino-aprendizagem dialético e dialógico;

  • Possibilitar a aquisição de conhecimentos que permitam uma atuação crítico-reflexiva na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio, na Educação Especial no Ensino Profissionalizante de forma integrada e interdisciplinar;

  • Estimular o aprendizado da pesquisa e a produção de conhecimento a partir da ação-reflexão-ação no cotidiano escolar, desenvolvendo no futuro professor o hábito constante de compreender sua prática pedagógica e intervir de forma reflexiva;

  • Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional;

  • Valorizar as dimensões sociais, éticas e humanistas, desenvolvendo no acadêmico, atitude e valores orientados para a cidadania;

  • Oferecer ao acadêmico o ensino das competências de pesquisar, conhecer, compreender, analisar e avaliar a realidade social para nela intervir pedagogicamente;

  • Incentivar o senso de liderança, clareza e objetividade de comunicação verbal e não verbal, na práxis profissional.

  • Desenvolver no acadêmico a capacidade avaliativa habitual, seja, diagnóstica, nos resultados da sua prática ou na auto avaliação, visando o direcionamento e redirecionamento do seu planejamento.

  • Possibilitar a formação de profissionais capazes de intervir como agentes de transformação social na educação, por intermédio da cultura corporal do movimento.

  • Capacitar os acadêmicos para planejar, mediar e avaliar os processos de ensino-aprendizagem (utilizando como meio a cultura corporal do movimento), considerando as capacidades e as limitações dos estudantes, visando a formação, ampliação e o enriquecimento cultural dos estudantes;

  • Garantir a aquisição de conhecimentos (procedimentais, conceituais e atitudinais) que permitam o ensino das diversas manifestações da cultura corporal do movimento.

  • Conhecer e avaliar os efeitos e resultados da prescrição e aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos, estratégias e metodologias para a produção de materiais pedagógicos para apoiar o processo ensino-aprendizagem na Educação Física;

  • Aplicar os recursos da tecnologia da informação buscando diversificar as formas de difusão e interação dos conhecimentos específicos da Educação Física e da Educação Básica e Profissional;

  • Formar professores que reconheçam e difundam a Educação Física como uma disciplina fundamental na formação do estudante e do componente curricular, contribuindo para a construção do projeto político pedagógico e, ainda, buscando estreita interação da cultura corporal de movimento com as demais disciplinas curriculares, favorecendo os projetos interdisciplinares;

  • Formar professores de Educação Física conscientes da importância da formação continuada, permitindo-lhes o acesso a conhecimento atualizado e inovação de sua prática pedagógica;

  • Estimular ações de inclusão, considerando a diversidade dos estudantes e compreendendo assim a inclusão na Educação Física escolar.

 
 
 

Perfil do Egresso

    Os Professores de Educação Física devem ser formados para atuar pedagogicamente de forma autônoma, ética, sustentável, crítica e reflexiva, competente e criativa nos diferentes níveis de ensino, fundamentados no rigor científico e na reflexão filosófica, visando a transformação social. Faz parte dessa formação profissional a experiência investigativa, bem como, de reflexão acerca de aspectos políticos e culturais da ação docente.  Para o desenvolvimento deste perfil profissional, o Curso oferecerá possibilidades de apropriação de conhecimentos por meio do Ensino, Pesquisa e Extensão, permitindo ao futuro Professor articular os saberes que definem sua identidade docente a partir de uma atitude críticA-reflexiva. O Curso de Licenciatura em Educação Física da FVA proporcionará ao Egresso as competências e as habilidades que atendam o perfil proposto pela Resolução CNE n° 7/2004. O documento orienta que o Curso deverá assegurar uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, qualificadora da intervenção acadêmico-profissional, fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética. Espera-se que o Professor de Educação Física egresso do curso da FVA tenha como competências e habilidades:

  • Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais da cultura corporal de movimento, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática;

  • Pesquisar, conhecer, compreender, analisar, avaliar a realidade social para nela intervir pedagogicamente, por meio da cultura corporal de movimento, visando a formação, a ampliação e o enriquecimento cultural da sociedade;

  • Planejar, mediar e avaliar os processos de ensino-aprendizagem (utilizando como meio a cultura corporal do movimento), considerando as capacidades e as limitações dos estudantes, visando a formação, ampliação e o enriquecimento cultural dos estudantes;

  • Intervir como agentes de transformação social na educação, por intermédio da cultura corporal do movimento;

  • Conhecer e avaliar os efeitos e resultados da prescrição e aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos, estratégias e metodologias para a produção de materiais pedagógicos para apoiar o processo ensino-aprendizagem na Educação Física;

  • Aplicar os recursos da tecnologia da informação buscando diversificar as formas de difusão e interação dos conhecimentos específicos da Educação Física e da Educação Básica e Profissional;

  • Reconhecer e difundir a Educação Física como uma disciplina fundamental na formação do estudante e do componente curricular, contribuindo para a construção do projeto político pedagógico e, ainda, buscando estreita interação da cultura corporal de movimento com as demais disciplinas curriculares, favorecendo os projetos interdisciplinares;

  • Compreender a importância da formação continuada, permitindo-lhes o acesso a conhecimento atualizado e inovação de sua prática pedagógica;

  • Compreender a importância de ações de inclusão, considerando a diversidade dos estudantes;

  • Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional;

  • Utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação de forma a ampliar e diversificar as formas de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.

    Neste sentido, o principal compromisso do Professor Egresso do Curso de Licenciatura em Educação Física da FVA será de intervir pedagogicamente nos diferentes níveis de ensino, tendo a cultura corporal de movimento como meio e fim dos processos educativos.

 

Diferenciais

Professores! Esse é o nosso maior diferencial!

  • O corpo docente é formado por Doutores, Mestres e Especialistas. São profissionais com experiência na área de atuação, jovens e com ideias inovadoras levando aos acadêmicos o conhecimento para se tornarem os melhores profissionais.

  • Tudo isso aliado ao comprometimento com Educação Física, estando sempre atualizados frente às técnicas aplicadas no campo da Atividade física e Saúde.

  • Além da Formação e Experiência de nossos professores, encontramos entre o corpo docente:

  • Técnicos de atletas e equipes esportivas campeãs estaduais e nacionais;

  • Professores de cursos de qualificação profissional em academias, congressos, seminários;

  • Árbitros de modalidades esportivas a nível nacional;

  • Atletas e ex-atletas de nível nacional e internacional em diversas modalidades esportivas;

  • Professores em outras instituições públicas;

  • Orientadores de trabalhos científicos.

  • Além disso, o Curso oportuniza visitas técnicas a grandes centros de atividade física da Região, a eventos voltados ao desporto de alto rendimento, a centros especializados em avaliação e prescrição de exercícios, congressos e seminários da área, entre outras oportunidades.

Âmbito Profissional

    A Educação Física é uma área de conhecimento e de intervenção acadêmico-profissional que tem como objeto de estudo e de aplicação o movimento humano, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, nas perspectivas da prevenção de problemas de agravo da saúde, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e da reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas. De acordo com a Resolução n° 1 de fevereiro de 2002 e pela Resolução CNE/CES nº 7, de 31 de março de 2004, os profissionais Licenciados em Educação Física estão habilitados para atuarem no âmbito escolar, nas diferentes etapas e modalidades da Educação Básica, portanto para a atuação específica e especializada com a componente curricular de Educação Física.

 

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