Os profissionais licenciados em Educação Física têm a possibilidade de atuar em espaços de ensino da rede pública ou privada, desenvolver atividades pedagógicas em lazer e esporte e participar de concursos públicos, obtendo estabilidade financeira e profissional

licenciatura em

 Educação 

física

Educação Física Licenciatura

Educação Física Licenciatura

Nível de Ensino

Graduação

Modalidade

Presencial

Titulação

Bacharel

Duração

8 Semestres

Valor

R$35,00/Crédito

 

Estágio Curricular Supervisionado

    A base legal que fundamenta, em caráter geral, o Estágio dos estudantes de Cursos Superiores é o Decreto nº 87.497 de 18/08/1982 (alterado pelo Decreto 2.080 de 6/ 11/1996). Esse Decreto regulamenta a Lei nº 6.494 de 07/12/ 1977 (alterado pela Lei nº 8.859 de 23/3/1994). Tem-se, ainda, a Resolução nº 07 de 31/03/2004, do Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Superior, e também a Notificação Recomendatória nº 741/2002 do Procurador-Geral do Trabalho. É uma atividade curricular desempenhada pelo acadêmico, e tem relação direta com a sua formação acadêmica e se constitui em instrumento de integração, em termos de treinamento prático, de aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e de relacionamento humano, propiciando a complementação do Ensino e aprendizagem aos acadêmicos regularmente matriculados com frequência normal às aulas. Com a definição pelo CNE de mecanismos reguladores específicos para os Cursos de Licenciatura, Resolução nº 02/2002, o campo de Estágio dos estudantes desse Curso ficou reservado às Escolas de Educação Básica.

 
 

Carga Horária Prevista

O Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física tem 405 horas ou 486 h/a e está dividido em quatro 4 (quatro) etapas:

  • Estágio Curricular Supervisionado I – ministrado no 5º semestre, com carga total de 108 h/a, sendo 18 horas/aula em sala de aula presencial e 90 horas/aula na Entidade que será desenvolvido o Estágio (em campo), com as devidas orientações da Coordenação e Supervisão Docente. Faz-se necessário para matrícula no referido Estágio, que o (a) acadêmico (a) tenha cursado a disciplina de Teoria e Metodologia do da Educação Física no Ensino Infantil.

  • Estágio Curricular Supervisionado II – ministrado no 6º semestre, com carga horária total de 162 horas/aula, sendo que 18 horas/aula serão presenciais e 144 horas/aula desenvolvidas na Entidade conveniada, com devidas orientações da Coordenação e Supervisão Docente. Faz-se necessário para matrícula no referido Estágio, que o (a) acadêmico (a) tenha cursado a disciplina de Teoria e Metodologia do da Educação Física no Ensino Fundamental.

  • Estágio Curricular Supervisionado III – ministrado no 7º semestre, com carga total de 126 h/a, sendo 18 horas/aula em sala de aula presencial e 108 horas/aula na Entidade que será desenvolvido o Estágio (em campo), com as devidas orientações da Coordenação e Supervisão Docente. Faz-se necessário para matrícula no referido Estágio, que o (a) acadêmico (a) tenha cursado a disciplina de Teoria e Metodologia do da Educação Física no Ensino Médio.

  • Estágio Curricular Supervisionado IV - ministrado no 8º semestre, com carga total de 90 horas/aula, sendo 18 horas/aula presenciais e 72 horas/aula na Entidade conveniada, com as devidas orientações da Coordenação e Supervisão Docente. Faz-se necessário para matrícula no referido Estágio, que o (a) acadêmico (a) tenha cursado a disciplina de Teoria e Metodologia do da Educação Física na Educação Especial.

 

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é oferecido como disciplina curricular com carga horária de 144 h/a (120h), nos últimos dois semestres do Curso. Este trabalho tem por objetivo demonstrar as habilidades e competências acadêmicas desenvolvidas ao longo da trajetória acadêmica. Significa a síntese da incorporação e produção de conhecimentos internalizados e vividos na articulação teoria-prática. O Estágio Curricular Supervisionado, bem como o Trabalho de Conclusão de Curso, são consagrados como requisito indispensável para a habilitação e qualificação do profissional serão realizados pelo acadêmico, no decorrer do curso, sob a supervisão de um (a) professor (a)  orientador (a) designado, tendo seu Regulamento definido pelo Colegiado do Curso, com base na legislação vigente e no documento norteador “Manual de Estágio Curricular Supervisionado” e “Manual do Trabalho de Conclusão de Curso” anexo ao Projeto Pedagógico do Curso, os quais estão em consonância com o Projeto Político Pedagógico Institucional.

 

Atividades Complementares

A Carga total das Atividades Complementares definidas por 200h no Projeto Pedagógico do Curso, atende a Legislação vigente e em conformidade com o PDI Institucional, funcionando como estratégia de flexibilização do Currículo. As Atividades Complementares buscam despertar no acadêmico o sentimento de autonomia, responsabilidade e participação em sua própria formação, sem deixá-lo desamparado quanto à realização da busca por tais Atividades, mantendo a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, que poderão ocorrer dentro e fora dos muros da Faculdade.

  • Atividades de Ensino: Palestras, Seminários, Cursos, Oficinas, Semanas acadêmicas, Projetos, etc;

  • Atividades de Pesquisa: Trabalhos de Iniciação Científica, horas concedidas a Elaboração e Publicação de Comunicação Oral e Escrita em jornais, meios eletrônicos, TV e rádio, entre outras;

  • Atividades de Extensão: Cursos promovidos pela FVA ou em outras Instituições, Feiras, Congressos, Simpósios, Expedições Científicas, Atividades Culturais, Estágios Extracurriculares nas Empresas;

O Curso de Graduação em Educação Física (Licenciatura), deverá oportunizar essas Atividades Complementares criando mecanismos de aproveitamento de conhecimentos, adquiridos pelo acadêmico, por meio de estudos e práticas independentes presenciais, a saber: monitorias e estágios; programas de iniciação científica; programas de extensão; estudos complementares e cursos realizados em outras áreas afins, oportunizando ao estudante vivenciar situações reais pertinentes ao exercício profissional, evidenciando a relação entre os postulados teóricos e o contexto do trabalho. O cumprimento das horas e das atividades estão em consonância com o Projeto Político Pedagógico Institucional da FVA. No quadro das Atividades Complementares, anexo ao PPC do Curso, apresentam-se sugestões de oportunidades ao acadêmico de inteirar-se com mais profundidade em assuntos pertinentes à sociedade, atingindo as mais diversas comunidades em suas particularidades mais necessárias.

Redes Sociais

Contate-nos

Endereço

  • Ícone branco do Facebook
  • Ícone branco do Instagram

© 2020 FVA.

Todos os Direitos Reservados

Av. Getúlio Vargas, 415 - Centro, Araranguá - SC, 88900-000