administração
Forma profissionais e gestores de excelentenível, aptos atuarem nas diversas áreas de uma organização propiciando também os conhecimentos necessários para os empreendedores irem ainda mais longe!
Administração
Estágio Curricular Supervisionado
O Estágio Curricular Supervisionado como obrigação curricular no Curso Superior de Graduação em Administração, é regido em conformidade com a Legislação abaixo: Parecer nº 302 de 08/07/1966 do Conselho Federal de Educação. Lei nº 11.788 25/09/2008, Decreto nº 87.497 de 18/08/1982 regulamentando a Lei nº 6494 de 07/12/1977. Resolução nº 02 do CFC de 04/10/93.
Concepção
O Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Administração é uma atividade curricular desempenhada pelo acadêmico, e tem relação direta com a sua formação acadêmica e se constitui em instrumento de integração, em termos de treinamento prático, de aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e de relacionamento humano, propiciando a complementação do Ensino e aprendizagem aos acadêmicos regularmente matriculados com frequência normal às aulas.
Objetivo Geral
Proporcionar ao Estagiário (a) experiências práticas como profissional, atuando diretamente nas organizações, desenvolvendo conhecimentos, habilidades e competências pertinentes ao desempenho de sua profissão, com atitude profissional e ética. O Estágio Curricular Supervisionado consolida o objetivo Geral do Curso no PPC, que é formar profissionais qualificados que estejam capacitados a fomentar, desenvolver e inovar no processo socioeconômico sustentável e regionalizado, compreendendo questões técnico-científicas da produção e de seu gerenciamento qualitativo e adequado ao mundo moderno num panorama ético e humanista, para atender a demanda do mercado de trabalho, suprindo a necessidade premente dos diversos segmentos do setor administrativos que necessitam com urgência de pessoal habilitado e qualificado com visão inovadora e proativa.
Objetivos Específicos
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Proporcionar ao acadêmico a vivência e atenuar o impacto da passagem da vida de acadêmico para a vida profissional, oportunidades de testar conhecimentos, oportunidade de aferição in loco da filosofia, Diretrizes, Organização e Funcionamento das Organizações e Comunidade;
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Promover a integração: Escola – Empresa – Comunidade, fornecendo ao acadêmico, oportunidades de desenvolver suas habilidades, vivenciar casos e a realidade empresarial, analisar situações e propor mudanças no ambiente organizacional e societário, bem como, desenvolver estudos de interesse científico;
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Complementar o processo ensino-aprendizagem, por meio da conscientização das deficiências individuais e incentivar a busca do aprimoramento pessoal e profissional;
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Oportunizar o desenvolvimento das potencialidades individuais, propiciando o surgimento de novas gerações de profissionais empreendedores internos e externos, capazes de adotar modelos de gestão, métodos e processos inovadores, novas tecnologia e metodologias alternativas;
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Experimentar e trabalhar conceitos de forma interdisciplinar;
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Viabilizar a realização de experiências em situações concretas, relacionadas com a área da administração.
Além disso, de acordo com Roesch (1996):
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Perceber o mercado de trabalho;
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Aprofundar sua área de trabalho;
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Vivenciar o trabalho em cooperação com os orientadores;
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Exercitar o cumprimento de normas e a administração do tempo;
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Decidir sobre problemas, com responsabilidade limitada.
Carga Horária Prevista
O Estágio Curricular Supervisionado em Administração tem 270 horas ou 324 h/a e está dividido em quatro etapas:
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Estágio Supervisionado I – ministrado no 5º semestre, com carga total de 75 horas, sendo 18 horas/aula (15 horas) em sala de aula presencial e 60 horas na entidade que será desenvolvido o Estágio (em campo), com as devidas orientações das Coordenações e Supervisão docente.
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Estágio Supervisionado II – ministrado no 6º semestre, com carga horária total de 60 horas ou 72 h/a, sendo que 18 horas/aula (15 horas) serão presenciais e 45 horas desenvolvidas na entidade conveniada, com devidas orientações das Coordenações e Supervisão docente.
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Estágio Supervisionado III – ministrado no 7º semestre, com carga total de 60 horas, sendo 18 horas/aula (15 horas) presenciais e 45 horas na entidade conveniada, com as devidas orientações das Coordenações e Supervisão docente.
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Estágio Supervisionado IV – ministrado no 8º semestre, com carga total de 75 horas sendo 18 horas/aula (15 horas) presenciais e 60 horas na entidade conveniada, com as devidas orientações das Coordenações e Supervisão docente.
A carga horária mínima do Estágio Curricular Supervisionado deve atingir no máximo 20% da carga horária total do Curso de Graduação em Administração, juntamente com as Atividades Complementares, de acordo com o Parecer CES/CNE 0134/2003. O Estágio Curricular poderá ser realizado na IES e/ou fora dela. A instituição/empresa cedente de estágio deve ser credenciada, com orientação docente e supervisão local, devendo apresentar programação previamente definida em razão do processo de formação de forma curricular obrigatória e sempre que possível em atividade curricular não obrigatória, registrado sob as atividades científicas complementares.
Trabalho de Conclusão de Curso
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é oferecido como disciplina curricular com carga horária de 144 h/a (120h), nos últimos dois semestres do Curso. Este trabalho tem por objetivo demonstrar as habilidades e competências acadêmicas desenvolvidas ao longo da trajetória acadêmica. Significa a síntese da incorporação e produção de conhecimentos internalizados e vividos na articulação teoria-prática. O Estágio Curricular Supervisionado, bem como o Trabalho de Conclusão de Curso, são consagrados como requisito indispensável para a habilitação e qualificação do profissional serão realizados pelo acadêmico, no decorrer do curso, sob a supervisão de um (a) professor (a) orientador (a) designado, tendo seu Regulamento definido pelo Colegiado do Curso, com base na legislação vigente e no documento norteador “Manual de Estágio Curricular Supervisionado” e “Manual do Trabalho de Conclusão de Curso” anexo ao Projeto Pedagógico do Curso, os quais estão em consonância com o Projeto Político Pedagógico Institucional.