administração 

Forma profissionais e gestores de excelentenível, aptos atuarem nas diversas áreas de uma organização propiciando também os conhecimentos necessários para os empreendedores irem ainda mais longe!

Administração

Administração

Nível de Ensino

Graduação

Modalidade

Presencial

Titulação

Bacharel

Duração

8 Semestres

Valor

R$44,00/Crédito

 

Estágio Curricular Supervisionado

   O Estágio Curricular Supervisionado como obrigação curricular no Curso Superior de Graduação em Administração, é regido em conformidade com a Legislação abaixo: Parecer nº 302 de 08/07/1966 do Conselho Federal de Educação. Lei nº 11.788 25/09/2008, Decreto nº 87.497 de 18/08/1982 regulamentando a Lei nº 6494 de 07/12/1977. Resolução nº 02 do CFC de 04/10/93.

Concepção

   

    O Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Administração é uma atividade curricular desempenhada pelo acadêmico, e tem relação direta com a sua formação acadêmica e se constitui em instrumento de integração, em termos de treinamento prático, de aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e de relacionamento humano, propiciando a complementação do Ensino e aprendizagem aos acadêmicos regularmente matriculados com frequência normal às aulas.

Objetivo Geral

 

    Proporcionar ao Estagiário (a) experiências práticas como profissional, atuando diretamente nas organizações, desenvolvendo conhecimentos, habilidades e competências pertinentes ao desempenho de sua profissão, com atitude profissional e ética. O Estágio Curricular Supervisionado consolida o objetivo Geral do Curso no PPC, que é formar profissionais qualificados que estejam capacitados a fomentar, desenvolver e inovar no processo socioeconômico sustentável e regionalizado, compreendendo questões técnico-científicas da produção e de seu gerenciamento qualitativo e adequado ao mundo moderno num panorama ético e humanista, para atender a demanda do mercado de trabalho, suprindo a necessidade premente dos diversos segmentos do setor administrativos que necessitam com urgência de pessoal habilitado e qualificado com visão inovadora e proativa.

Objetivos Específicos

  • Proporcionar ao acadêmico a vivência e atenuar o impacto da passagem da vida de acadêmico para a vida profissional, oportunidades de testar conhecimentos, oportunidade de aferição in loco da filosofia, Diretrizes, Organização e Funcionamento das Organizações e Comunidade;

  • Promover a integração: Escola – Empresa – Comunidade, fornecendo ao acadêmico, oportunidades de desenvolver suas habilidades, vivenciar casos e a realidade empresarial, analisar situações e propor mudanças no ambiente organizacional e societário, bem como, desenvolver estudos de interesse científico;

  • Complementar o processo ensino-aprendizagem, por meio da conscientização das deficiências individuais e incentivar a busca do aprimoramento pessoal e profissional;

  • Oportunizar o desenvolvimento das potencialidades individuais, propiciando o surgimento de novas gerações de profissionais empreendedores internos e externos, capazes de adotar modelos de gestão, métodos e processos inovadores, novas tecnologia e metodologias alternativas;

  • Experimentar e trabalhar conceitos de forma interdisciplinar;

  • Viabilizar a realização de experiências em situações concretas, relacionadas com a área da administração.

Além disso, de acordo com Roesch (1996):

  • Perceber o mercado de trabalho;

  • Aprofundar sua área de trabalho;

  • Vivenciar o trabalho em cooperação com os orientadores;

  • Exercitar o cumprimento de normas e a administração do tempo;

  • Decidir sobre problemas, com responsabilidade limitada.

 

Carga Horária Prevista

    O Estágio Curricular Supervisionado em Administração tem 270 horas ou 324 h/a e está dividido em quatro etapas:

  • Estágio Supervisionado I – ministrado no 5º semestre, com carga total de 75 horas, sendo 18 horas/aula (15 horas) em sala de aula presencial e 60 horas na entidade que será desenvolvido o Estágio (em campo), com as devidas orientações das Coordenações e Supervisão docente.

  • Estágio Supervisionado II – ministrado no 6º semestre, com carga horária total de 60 horas ou 72 h/a, sendo que 18 horas/aula (15 horas) serão presenciais e 45 horas desenvolvidas na entidade conveniada, com devidas orientações das Coordenações e Supervisão docente.

  • Estágio Supervisionado III – ministrado no 7º semestre, com carga total de 60 horas, sendo 18 horas/aula (15 horas) presenciais e 45 horas na entidade conveniada, com as devidas orientações das Coordenações e Supervisão docente.

  • Estágio Supervisionado IV – ministrado no 8º semestre, com carga total de 75 horas sendo 18 horas/aula (15 horas) presenciais e 60 horas na entidade conveniada, com as devidas orientações das Coordenações e Supervisão docente.

    A carga horária mínima do Estágio Curricular Supervisionado deve atingir no máximo 20% da carga horária total do Curso de Graduação em Administração, juntamente com as Atividades Complementares, de acordo com o Parecer CES/CNE 0134/2003. O Estágio Curricular poderá ser realizado na IES e/ou fora dela. A instituição/empresa cedente de estágio deve ser credenciada, com orientação docente e supervisão local, devendo apresentar programação previamente definida em razão do processo de formação de forma curricular obrigatória e sempre que possível em atividade curricular não obrigatória, registrado sob as atividades científicas complementares.

 

Trabalho de Conclusão de Curso

    O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é oferecido como disciplina curricular com carga horária de 144 h/a (120h), nos últimos dois semestres do Curso. Este trabalho tem por objetivo demonstrar as habilidades e competências acadêmicas desenvolvidas ao longo da trajetória acadêmica. Significa a síntese da incorporação e produção de conhecimentos internalizados e vividos na articulação teoria-prática. O Estágio Curricular Supervisionado, bem como o Trabalho de Conclusão de Curso, são consagrados como requisito indispensável para a habilitação e qualificação do profissional serão realizados pelo acadêmico, no decorrer do curso, sob a supervisão de um (a) professor (a)  orientador (a) designado, tendo seu Regulamento definido pelo Colegiado do Curso, com base na legislação vigente e no documento norteador “Manual de Estágio Curricular Supervisionado” e “Manual do Trabalho de Conclusão de Curso” anexo ao Projeto Pedagógico do Curso, os quais estão em consonância com o Projeto Político Pedagógico Institucional.

 

Acompanhe a FVA!

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

Contate-nos

Endereço

Av. Getúlio Vargas, 415 - Centro, Araranguá - Santa Catarina, Brasil, CEP 88900-037

© 2020 Faculdade do Vale do Araranguá.

Todos os Direitos Reservados